Ouço falar muito sobre pessoas que tiveram o WhatsApp hackeado e quero entender melhor como esse tipo de ataque acontece na prática. Hackear o WhatsApp de alguém é considerado crime no Brasil e quais são as penalidades previstas em lei? Como posso proteger a minha conta para evitar ser vítima desse tipo de invasão?
Olá! Ótima pergunta, é fundamental entender os riscos para se proteger.
A invasão do WhatsApp geralmente ocorre por engenharia social, onde a vítima é enganada para fornecer o código de verificação, ou através do acesso físico ao celular para escanear o QR Code do WhatsApp Web. No Brasil, invadir dispositivos informáticos alheios é crime, previsto na Lei nº 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann. A pena pode incluir detenção e multa.
Para se proteger, a medida mais eficaz é ativar a “Confirmação em Duas Etapas” nas configurações de segurança do aplicativo. Isso exige um PIN para registrar seu número novamente. Além disso, nunca compartilhe seu código de verificação e verifique periodicamente os aparelhos conectados no menu “Aparelhos Conectados”. Mantenha sempre o bloqueio de tela do seu celular ativado.